Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Em 1718, a Igreja existente em Samora Correia foi destruída, para dar lugar á actual Igreja Matriz, consagrada a Nossa Senhora de Oliveira, Padroeira da freguesia. A actual Igreja Matriz de Samora Correia, foi inaugurada e benzida em 1721, tendo sido mandada construir pelo Pároco Freire Henrique da Silva Araújo, da Ordem de Sant’lago da Espada. Para além de ser dedicada á padroeira, Nossa Senhora de Oliveira, consagra-se também, como monumento em honra do Apóstolo São Tiago Maior e da Ordem.

A sua área coberta é de 650 m2 e o átrio vedado com gradeamento de ferro, é de 374,5 m2. Mede 14 metros, aos quais acrescentamos mais 6 metros da base das torres sineiras até ao pináculo.
Os azulejos que revestem as suas paredes interiores, datam do século XVIII e fazem alusão ao Apóstolo São Tiago. Sobre um grande painel de jarras e florões de variada qualidade, desenham-se quadros da vida de São Tiago Maior, em dois maravilhosos e extensos painéis centrais, de 16 metros de comprimento por quase 2 de altura, ladeados de outros menores.

A partir do século XII, São Tiago é apresentado como Apóstolo, pregando e ensinando, guerreiro geralmente a cavalo e com escudo, ou peregrino com manto, bordão, cabaça, largo chapéu e bolsa de couro presa á cintura. Só na Igreja de Samora Correia, ele aparece representado como peregrino-guerreiro, ao mesmo tempo, combatendo a pé, com hábito de peregrino e escudo de guerreiro. Os painéis estão simplesmente assinados por P.M.P.

Os terramotos de 1755 e 1909, provocaram vários danos, entre os quais o derrube de muitos azulejos, que depois foram colados á sorte e sem nexo, tendo portanto, ficado os painéis um pouco desfigurados. O altar-mor é em talha dourada, com a imagem da padroeira; do lado oposto ao da epístola, encontra-se um peque no retábulo com a imagem de Nossa Senhora do Ó. Imóvel de Interesse Público, incluindo os altares de talha dourada, os painéis de azulejo e as pinturas murais.

Atualmente, estão a decorrer as obras de restauro da Igreja Matriz.

Friso dos painéis de azulejos

Descrição

Planta longitudinal orientada, composta por nave única, cabeceira escalonada composta por capela-mor, sacristia e capela baptismal.

Cobertura diferenciada em telhados de 3 e 4 águas e a cúpula nas torres sineiras.Fachada principal de 3 panos formados os laterais pelo corpo das torres sineiras quadrangulares, com ventanas de moldura circular, coroadas nos 4 ângulos por pináculos e coberturas em cúpula piramidal, igualmente rematadas por pináculos; pano central rasgado por pórtico de verga e grande janelão rectangular; remate em empena de aletas curvas e coroado por coruchéu, rematado com cruz.

Fachadas laterais rasgadas, logo abaixo da cornija, de 4 janelões quadrangulares e 2 portas no corpo da nave, na torre por 2 janelas quadradas.

No INTERIOR de uma só nave com arco triunfal de acesso à capela-mor, 2 altares laterais e 2 colaterais, todos com retábulos de talha do séc. 18.

Paredes interiores revestidas a azulejos figurativos com relatos da vida de São Tiago Maior.
Tecto da nave em madeira de 3 planos pintada ao centro com o brasão real e cruz de São Tiago; cobertura da capela-mor em abóbada de canhão, de madeira pintada de ornatos polícromos, tendo ao centro um painel alusivo à Eucaristia.

Coro alto com balaustrada, acesso por escadaria no corpo da torre sineira, e 2 púlpitos frontais, rasgam as paredes da nave, totalmente revestidas de azulejos do séc. 18, representando cenas da vida da virgem e do Apóstolo São Tiago. Capela-mor com silhar cerâmico, de ornatos e figuras, e, superiormente, duas composições largas, também de figura; altar-mor em talha dourada com a imagem da padroeira.

Painel da Batalha